344 municípios têm até 21 de janeiro para aderir ao Digitaliza Brasil

344 municípios têm até 21 de janeiro para aderir ao Digitaliza Brasil

Prazo para os municípios aderirem ao programa Digitaliza Brasil vai até 21 de janeiro de 2022. Segundo o Ministério das Comunicações (MCom), a meta é levar o sinal de TV Digital, até 2022, para 1.638 cidades brasileiras, que hoje contam somente com a televisão analógica. Desses municípios, 344 ainda não confirmaram o interesse na adesão ao programa. Ao todo, 23  milhões de pessoas serão beneficiadas.

As cidades que manifestarem interesse vão receber do MCom a instalação dos equipamentos de transmissão para digitalização das estações analógicas em operação. 

Por que digitalizar?

A TV Digital teve sua primeira transmissão no Brasil em dezembro de 2007, na cidade de São Paulo, e em 2012, todas as capitais do país já recebiam o sinal digital. Desde 2016, o sinal analógico passou a ser desligado em algumas cidades, como Brasília. Naquele ano, estava previsto o desligamento total da transmissão analógica no país, o que foi postergado para 2018 e, agora, para 2023. 

O professor Eduardo Peixoto, do Departamento de Energia Elétrica da Universidade de Brasília (UnB), explica as vantagens do sinal digital da televisão.

“As principais vantagens diretas são a melhoria na qualidade da imagem, o acesso a um sinal mais estável, com menos interferências, e o acesso a um maior número de canais. Vantagens indiretas aparecem como serviços que podem ser prestados quando se desliga o sinal analógico. No Brasil, em muitas cidades, o sinal de telefonia móvel 4G usa canais de frequência que foram disponibilizadas após o desligamento do sinal analógico”, esclarece. 

Digitaliza Brasil: MCom deve encerrar o sinal analógico das TVs até 2023

A pasta tornou pública a base de dados, que reúne informações atualizadas sobre o Digitaliza Brasil, para que qualquer um possa acompanhar o passo a passo do processo de digitalização do sinal de televisão. Basta acessar a página www.gov.br/mcom/digitalizabrasil.

]]> Brasil 61